PROGRAMA 9 S

 

O 9s é um programa que tem por principal objetivo enfatizar a prática de bons hábitos e a mudança de comportamento, transformando funcionários e gestores em parceiros para uma melhor qualidade de vida, ambiente de trabalho produtivo e preservação do ambiente.
Surgiu no Japão em maio de 1950 quando a equipe do professor Kaoru Ishikawa lança um método de combate aos desperdícios e eliminação de perdas, visando otimizar os poucos recursos existentes em um país destruído pela 2º Guerra Mundial, sendo composto de cinco ações ou Sensos conhecido na época como Programa 5S. Após isto o programa se completou com 9 Sensos (9s).
1º S - Senso de Seleção: Consiste em selecionar itens/objetos necessários e os desnecessários, descartando os desnecessários e mantendo os necessários no local de trabalho e com fácil acesso.
2º S - Senso de Ordenação: Tudo deve ser colocado em local adequado, ou seja, tudo deve ser ordenado de maneira que o uso seja imediato, sem perda de tempo.
3º S - Senso de Limpeza: Manter limpo o local de trabalho facilita a localização de documentos, melhora a conservação do patrimônio, não permite qualquer tipo de poluição, seja ela sonora (ruídos, gritos), visual (bagunça, sujeira), ambiental (intrigas, fofocas, discussões, etc.).
4º S - Senso de Padronização: Trata-se de um Senso no qual os sensos anteriores devem estar afinados. Manter o ambiente em condições satisfatórias de uso, contribuindo com a limpeza, contribuindo com os clientes internos e externos. O corpo deve estar são, livre de preconceitos contra pessoas e idéias.
5º S - Senso de Autodisciplina: Consiste em desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, saber cooperar, ter determinação, respeitar às opiniões do próximo, ser educação e honesto, são algumas das qualidades fundamentais para a execução do exercício com profissionalismo e elegância.
6º S – Senso de União: Consiste na necessidade de todos os envolvidos, estarem unidos com o objetivo de atingirem os mesmos resultados. Um fator determinante para o sucesso é saber escolher um coordenador para o Programa, que deve ter atributos como: flexibilidade, saber ouvir, ser paciente, comunicativo, interessado, observador, analítico, íntegro, profissional, ético, ter popularidade, ser pontual, maduro e habilidoso, etc.
7º S – Senso de auto - treinamento: Consiste em informar e orientar cada membro da empresa, da importância de sua auto - capacitação para o exercício de suas atividades. As empresas têm investindo pesado em treinamentos internos dos seus funcionários, para que estes possam produzir mais e melhor, em menor intervalo de tempo.
8º S - Senso de Aparência: Trata-se de Senso voltado exclusivamente para o ser humano. Este Senso não se restringe somente à aparência visual, vai muito além disso. Um vocabulário rico e adequado, atendimento personalizado, atenção, gesticulações elegantes, educação e tom de voz aplicado em uma determinada situação, espelham o grau de respeitabilidade de ambas as partes.  
9º S - Senso de Economia: Com as pessoas conscientizadas quanto à importância do combate ao desperdício certamente estará se fazendo economia. O desperdício não é só material, existe também o desperdício, talvez o mais significativo, "tempo". O tempo elevado que as pessoas demoram em alcançar algo que é imprescindível para sua tarefa, ou o tempo elevado que as pessoas levam para executar uma determinada tarefa, tendo em vista sua falta de preparo, são indicadores de desperdício.

 

 

Redes sociais

 

Copyright  ©2013 Espaço Tatu Bolinha- Todos os Direitos Reservados

Localização

Av: Érico Veríssimo, 1550, Bairro Santa Mônica - Belo Horizonte / MG


Contato

Telefone:

(31) 99394-0009

(31) 3504-0038 (13:00 às 18:30 horas)